quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Metrô...

Cara, o metrô sempre rende várias histórias.
Cara pensa num meio de transporte, altamente irritante e cômico ao mesmo tempo.
Várias situações se dão na tentativa diária de chegar, ao menos Viva, no trabalho. Seja de ônibus, lotação (o próprio nome já diz a respeito), trem (cptm, uma espécie de metrô, menos privilegiado que se junta especificamente na estação Brás),e o próprio metrô.
Enfim, saio eu desesperada pra pegar a lotação, já acordei atrasada, não comi nada e o olho ainda tem remela que mal pude lavá-los direito.
Verdade, gente! O paulistano não acorda, ele levanta, no susto e vai abrindo os olhos no meio do caminho.
Aí chega no metrô, aquela fila, pra passar na catraca, e sempre tem um filho da mãe, que claro, esquece de ver o saldo e atrasa todo mundo.
Aí depois dessa irritação levezinha, vc tenta descer pela escada rolante, porque aparentemente esta vai ser mais rápida. Doce engano meu querido, ninguém deixa a esquerda livre pra vc passar. Nada contra idosos, mas sempre desce dois de mãos dadas ocupando todo o espaço da escada, parece que um se encosta no outro, vc não sabe quem que vai cair primeiro. Namorados se beijando, é uma coisa. Passando da escada vc dá de cara com um formigueiro, igual quando a gente pisa e espalha todas as formigas com medo de serem pisoteadas. Só que lá é o contrário, todas é que vão te pisotear. Já imaginhou umas 50 pessoas (to chutando baixo), tentando entrar num espaço (ao mesmo tempo e todas atrasadas) com menos de dois metros de largura? Se existe inferno, pelo menos o purgatório é ali!
Quando vc finalmente consegue entrar, depois de uma meia hora, vc não pode nem respirar, nem se mover, vc não cai (pra cair precisa ter espaço) eu ainda fico tentando entender como é que conseguem desmaiar lá dentro ? Não pode trocar a perna de apoio pra descansar um pouco. É incrível, mas se vc tirar o pé, vai ficar como Saci, numa perna só quase que o caminho todo, porque outra pessoa (Folgada, claro) em busca de espaço, vai colocar o pé aonde estava o seu. E não sei como conseguem, mas a cada estação, enche mais. Chega uma hora em que seu pâncreas, troca de lugar com seu fígado por falta de espaço.
Não satisfeito com tudo isso, o metrô definitivamente não foi feito para pessoas com menos de 1,80 de altura. Vc não consegue se segurar, e o mais legal é que quem está se segurando, geralmente são pessoas com pelo menos 2 m de altura, gente que alcança segurar no teto, mas prefere tomar o meu lugar se segurar e quando vc finalmente consegue um espaço naquela barrinha de ferro o desgraçado que está com a mão acima da sua, tem sabonete nas mãos, toda hora a mão do indíviduo escorrega e encosta nas tuas. Sem falar que vc já está se equilibrando por não ter onde se segurar, sempre vem um maldito se escorar em vc. Ai que ódio! Os mais baixinhos como eu, (1 m e 1/2 de altura) são os que mais se ferram, a gente não consegue se segurar, sempre tem um que vai parar com as axilas embaixo do seu nariz, sem falar nos encoxamentos, que meu querido, qualquer dia eu vou sentar no colo de quem está sentado de tanto que eu projeto meu quadril pra frente tentando evitar esses tarados. E a mistura de cheiros, minha Nossa Senhora, gente o que é aquilo!!! Vc cheira de tudo, porque tem de tudo! Tem pessoas com cheiro de maconha, de melancia, de nicotina, de desinfetante, tem cheiro de chiclete, de madeira de piriguete. Mas com certeza, nada supera o Cc, é uma catinga de arder o zóio. Ninguém merece!
Aí quando vc acha que essa lata de sardinha, entupiu suficientemente, eis que pára no Brás... Meu Deus do céu! Eu já vi ateu rezando quando chega no brás, e crente blasfemando e escumungando como louco, porque se a coisa tava ruim, é como aquele ditado: "Não existe nada tão ruim, que não possa piorar"...
Colega, vc vai sem respirar por duas estações. Somos campeões em segurar o fôlego, melhor do que qualquer nadador.
Aí é que eu te digo amigo, o purgatório é dentro do metrô ( do trem) mas o inferno mesmo, é na Sé...
Se segura malandro que se vc não quiser descer ali, tu vai descer de qualquer jeito. Já imaginou um arrastão? Ali é o Tsunami da falta de educação. Não estou sendo exagerada não colega, vou te contar...
Se pensar em ir de chinelo no metrô esquece, vão pisar tanto no teu pé que é aconselhável vc usar aquelas botas com bico de aço, manja? E na Sé, tu que não segura tua bolsa não pra ver, qualquer hora eu vou entrar de roupa na estação Pedro II (diga-se de passagem é uma estação inútil, ninguém desembarca, ou embarca ali) e vou sair nua na Sé...
Quando finalmente vc sai do metrô é mais uma aglomeração, todo mundo vai pra frente da escada rolante, a escada tradicional não existe ( é uma desinteligência total) e aí vc finalmente ultrapassa a catraca. Te dá um alívio, (ufa!!!) parece que teus órgãos voltam pro lugar, teu pulmão consegue bombear o ar...Ah, o Ar, inexistente naquele lugar...
E todo dia, é a mesma coisa, isso quando não fica pior, quando um filho da mãe resolve se jogar na linha do trem.
É minha gente o ministério da saúde adverte: Andar de metrô faz mal pros nervos, pra cabeça, pras mãos, pros pés, faz mal pra caraio...
...Mas a gente tem que usar ele, e eu até que me divirto...
Andar de metrô não é chique não benhê, é teste de sobrevivência!
Bjin pro ceis, mais tarde eu vorto pra prosiá e aliviá os stréis... Rsrsrsr

Tirando as máscaras...

Ontem estava eu, na loja onde trabalho, quando um burburinho frenético me chamou a atenção.
Chegam e dizem...
_ Aquela, aquela atriz está aqui. Tá comprando panela.
Outro vem e diz: _Nossa! Sem maquiagem ela é feia...
Mais outro: _ Nossa! como ela é branca.
Algum outro complementa: _Ela não é nada simpática.
Aí fiquei observando e pensando a respeito dessa situação (meu cérebro é claro tem que questionar e refletir sobre tudo).
Vi uma mulher, aparentemente normal, fazendo suas compras. Tentando parecer o mais natural possível, quando na verdade ela sabe o efeito que está causando em todos.
Foi estranho, quando me deparei de frente com esta criatura, que num esforço tremendo respondia somente aquilo que eu perguntava e faltava colocar um saco de pão na cabeça para não ser reconhecida.
Realmente, em nada se parece com a atriz que vemos nas telinhas. Mas será que é porque quem estava lá era a esposa e mãe dedicada? Será que é porque era a mulher "Humana" como todos nós? A dona de casa, assim como outra qualquer que precisa de novas panelas?
Creio que o fato de colocarmos os artistas famosos que conhecemos num pedestal, fez com que nos decepcionássemos um pouco com a imagem que vimos. Alguém, aparentemente normal. Porque eu e essa mania maldita de analisar, vendo a pessoa querendo sair o mais rápido possível, se escondendo atrás de gestos, de palavras de olhares do tipo... Hhauahauhauhah EU SEI QUEM VC É...EU SEI O QUE VC FAZ, EU SEI O QUE VC COMPROU...
Gente tá aí, na boa, não queria ser famosa não, deixa eu aqui no meu anonimato, com a minha liberdade preciosa, gostando de observar detalhadamente sem ser observada, podendo divertir-me até, sem medo de alguém gritar: _Ai meu Deus!É ela, é ela. Vixi Maria, que é isso?
Não guentava nem dois dias, com sorrisos amarelos, com despeito e aquela maravilhação.
_Ela não é nada simpática. Porra quem é que não acorda com o pé esquerdo, de mau humor? Não estou defendendo os famosos, mesmo porque foram a vida que eles escolheram, mas que esta em potencial, com cara de que tem Síndrome do pânico, me deu medo...Ah isso deu.
Bom, é ieu aqui devagando e analisando (brincando porque não sou terapeuta), Não Julgando.
Mas que foi cômico foi....inté a próxima prosa.
Espera um cadim, que además eu vorto...